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FAQ

Frequently Asked Questions
(perguntas mais frequentes)

Nosso antigo FAQ, feito pela antiga co-web, Drama Queen, se tornou desatualizado com o passar dos meses, e agora criamos um novo. Algumas perguntas se repetirão, é claro, todas, na realidade, mas muitas novas perguntas surgirão.
Caso você ache necessário que tenha mais alguma pergunta à ser respondida por aí, entre em contato conosco!
Por favor, confira as perguntas antes de ir até a c-box, ask ou twitter, poupará seu tempo (e nosso)!
As perguntas são numeradas para facilitar a organização.

1) O que é o Kat Fanfics?
É um blog especializado em designs de fanfictions (e apenas dela), tendo seus pedidos, tutoriais, materiais [entre outros] voltados para fanfics e seus autores. 

2) Não tenho conta no blogger, posso fazer meu pedido mesmo assim?
Não. Não ter conta não é desculpa, para ter uma conta no blogger é bem simples, basta ir na página inicial (blogger.com e criar uma nova conta), você não precisa ter um blog para seguir o KF.

3Como sigo o blog?
Na sua esquerda, há o que chamamos de gadgets, eles são nomeados como "status", "avisos", "c-box", etc. Conforme você for rolando a tela para baixo, encontrará um gadget de "seguidores", basta fazer login na sua conta no blogger (explicado acima como criar uma conta, caso você não tenha uma) e clicar em seguir o blog, após isso surgirá uma nova janela, e ali você clicará em seguir o blog publicamente.

4Qual a palavra-chave?
Acredito que é a pergunta mais ouvida por toda a staff, e é bem simples. A palavra-chave não será respondida por ninguém. Ninguém tem autorização para ficar divulgando por aí. A chave estará nas regras de qualquer categoria, podendo estar ou não na categoria que você pretende fazer seu pedido. E sim, ela está lá! Basta ler as regras uma vez que você encontrará, é bem fácil.

5O que significa tal cor no cronograma?
A maioria das cores no cronograma tem uma legenda no mesmo, mas ainda sim há muitas dúvidas, e elas continuam a surgir, é por isso que criamos um tópico nas regras do blog, ele nominado "Significados das cores e do que querem dizer no cronograma". Para ler as regras, clique aqui. Todas as cores são explicadas.

6O que é um DS/DC? O que é uma betagem? (exemplos)
Todas as categorias tem uma pequena explicação abaixo de seus nomes na página de pedidos, mas ainda sim, o Kat tem um post de exemplificação de pedidos. Para conferi-lo, clique aqui.

7Eu queria um DS no tamanho de DC/BC, pode?
Pode, contanto que você tome cuidado em pedir isso nas observações do pedido. A designer não adivinhará o que você quer (e muitas delas cancelam os pedidos por serem confusos). Recomendo que você confira os tamanhos de capas disponíveis, é provável que o tamanho que você queira esteja lá e você nem tenha notado. O contrário também vale. Você pode pedir um DS com tamanho de DC (na própria categoria de DC), contanto que informe nas observações do pedido que não quer nada que via no DC, como sinopse, avisos, etc.

8Não gostei do resultado do meu pedido, posso refazer o mesmo (pedido)?
Pode. O Kat não tem nenhuma regra quanto ao número de vezes que você quer refazer o mesmo pedido (após ele ser entregue/cancelado).

9Quais são as vagas abertas?
Todas as vagas abertas são listadas na própria inscrição. Sendo assim, [exemplo] se as vagas para DS estiverem abertas, aparecerá a opção de inscrever-se para DS!

10Como me inscrevo no blog? 
Na sua esquerda, há a barra "status" e abaixo há a barra "avisos", ali, você verá algo escrito "vagas abertas". Basta clicar no + ao lado. Mesmo assim, clique aqui para se inscrever.

11Como vejo se fui aceita na staff?
É a mesma ordem da pergunta anterior (10), mas... clique aqui para conferir o cronograma.

12Fui aceita [em teste] na staff, como faço?
Tanto os aceitos quanto os aceitos em teste devem mandar um e-mail para a web-master (nada de mandar e-mail para a moderadora da categoria, todo mundo precisa passar por mim [Clélia]!). "O que falar no e-mail?", sempre surge essa pergunta, e é bem simples. Informe seu nome, que se inscreveu para a staff de tal categoria (se for mais de uma, informe todas elas), e seu status (aceita ou aceita em teste). Isso também serve para homens, apesar de escrito em feminino (não sei porque insistem em perguntar... hahaha).
Meu e-mail é encontrado no topo do cronograma de inscrições, ou no topo da página da staff, é com você escolher de onde vai copiar.

13Não fui aceita, posso tentar de novo?
Claro que pode! O Kat não proíbe nenhuma tentativa de inscrição, mas damos dicas: não adianta você se inscrever hoje, não ser aceita amanhã e já enviar a inscrição novamente. Você precisa melhorar, evoluir, ver no que errou, no que acertou e no que precisa melhorar. A prática leva a perfeição, e a prática não acontece do dia pra noite (muito menos em quinze minutos), né, pessoal? Paciência. Todo mundo evolui e todo mundo tem sua chance. Muitas das designers que hoje fazem parte da staff incrível do Kat já foram recusadas na primeira tentativa. Ou na segunda. Tudo tem seu tempo.

14Quanto tempo meu pedido vai demorar?
Então, isso não tem uma máxima. Nenhum pedido, preferencialmente, devia demorar mais do que a média especificada nas regras de cada categoria, mas infelizmente é apenas uma média, e não há regras de máxima de tempo para entrega de pedidos. No caso, dependerá da designer. Mesmo assim, caso seu pedido não seja entregue após a média, você pode falar conosco através da ask ou do e-mail pedindo para repassar ou cancelar seu pedido. Estaremos explicando sobre cancelamento e repassamento de pedidos nas perguntas à seguir.

15Meu pedido está demorando mais do que o normal.
Recomendamos que envie um e-mail informando isso (nome do pedido, nome da autora e categoria). Se quiser repassar ou cancelar o pedido, ajudará mais. O máximo que podemos fazer quando um pedido demora é repassá-lo, levando em conta que para conversar com a designer precisamos passar um tempo de olho na velocidade de entrega dela, afinal, ela pode só ter demorado um pouco mais só naquela semana, por exemplo.

16Quais programas as designers usam?
Varia muuuuuuuuito de designer para designer. As designers de imagem usualmente usam o photoshop, seja ele o CS5, 6, etc. As de trailer estão variando entre o Vegas e o Movie Maker. Depende o gosto (e computador) da designer.

17Você tem o link para baixar tal...
Disponibilizamos alguns links de download aqui.

18Posso pedir um trailer para tal temporada (segunda, terceira, assim por diante) da minha fanfic?
Sim, contanto que ela seja postada.

19Queria meu DS/DC/BC/etc com oito personagens, pode?
Não. O número máximo de personagens em toda categoria do Kat é cinco, seja a categoria DS, DC, BC, CN ou Trailer. Seu pedido será cancelado com mais de cinco personagens.

20Tenho um trailer em andamento, posso pedir outro?
Não. É o mesmo sentido de "tenho três ds's em andamento, posso pedir mais um?". Máximas são máximas, você precisa esperar o pedido ser entregue (ou cancelado).

21De quanto em quanto tempo os cronogramas são atualizados?
É comum que sejam atualizados no mínimo uma vez por dia, mas muitas vezes a moderadora de determinada categoria não pode atualizar o cronograma em tal dia, então atualiza no dia seguinte ou pede para outra moderadora (usualmente pede para a web-master) atualizar. Mesmo assim, algumas vezes os cronogramas são atualizados apenas de 48hrs em 48hrs, dependendo do tempo da mod naquela semana.

22Como a co-web e moderação é escolhida?
Todas são escolhidas por mérito, isto é: eu, Clélia, fico de olho em toda designer do Kat. Conforme ela vai se destacando, vou analisando cada vez mais. Quando surgir necessidade de mudança na adm, ou que uma nova garota/designer entre para ajudar, eu já terei uma pequena lista de designers para conversar e pedir a opinião das outras co-webs sobre. Não é feito por pedido da designer, inscrição ou escolha a dedo. Eu posso estar fazendo isso nesse exato momento e ninguém saber. Gosto da surpresa e da sensação de desejo cumprido. Boas designers (eficiência + qualidade criam isso) sempre terão mais chances que designers medianas.

23Que função é de cada pessoa na adm/mod do blog?
As funções são divididas por responsabilidade. Eu, como dona/web-master, comando tudo, a ordem final é minha e atualizo alguns cronogramas. As co-webs são responsáveis por cronogramas e mudanças em coisas, assim como ficam no comando caso eu precise me ausentar (viagens longas, doença, etc). Elas atualizam cronogramas, fazem layouts e são literalmente meus braços direitos (no caso, tenho quatro braços hahaha). Ignorando minhas metáforas, as moderadoras são responsáveis por coisas menores, quase como um teste para daqui um tempinho subirem para co-webs, caso necessário. Elas comandam coisas pequenas, mas com autonomia o suficiente para mudar algumas coisinhas. Nossas moderadoras, no momento, são responsáveis pelo vale a pena ler (de novo) e pelas dicas [extras].

24Como cancelo meu pedido?
Basta ir na ask do blog (fora do anônimo) ou no e-mail do blog (note que a c-box não foi citada), informando a categoria do pedido, o nome do pedido e o nome da autora.

25Como repasso meu pedido?
É a mesma lógica de como cancelar seu pedido (24), a diferença é que você precisa informar para qual designer pretende que seu pedido vá. 

26Como edito meu pedido?
Todo mundo sempre imagina que precisa cancelar o pedido e refazer ele arrumado, mas não é necessário. Basta mandar um e-mail para o blog (ou então ir na nossa ask fora do anonimato) e informar a categoria, nome do pedido, nome da autora e o que pretende mudar. Se for o nome do pedido, informe o nome atual e então o nome que pretende deixar. Exemplo: "O nome da minha fic é Amora, da autora Clélia, e quero mudar o nome da fanfic para Mulberry. A categoria é DS"

27Por que a ask não é atualizada todos os dias?
Porque, infelizmente, muitas vezes as administradoras precisam escolher o que atualizar: os cronogramas ou a ask. Nem sempre temos tempo o suficiente para tudo no computador, então damos preferência para os cronogramas. Caso nos reste tempo, estaremos respondendo a ask, e-mails, etc. Normalmente conseguimos esse tempo, mas exceções acontecem.

28Posso cancelar/repassar/editar meu pedido pela c-box?
Pode. A diferença é que você não poderá cobrar que ele tenha sido cancelado/repassado/editado. Nenhuma administradora tem a obrigação de conferir a c-box, apesar de eventualmente o fazermos. Estamos sempre conferindo o e-mail e ask, fora isso, não. É por isso que recomendamos que o cancelamento seja feito através da ask ou e-mail.

29Tal categoria está aberta?
Basta conferir na área de pedidos, isto é: página inicial do blog > imagem inicial do feat. do mês > pedidos. Ali abrirá uma lista com todas as categorias do blog, se a categoria que você estiver interessado(a) tiver um "(pedidos fechados)" ao lado do nome, ela está com os pedidos fechados, como mostra o óbvio da frase. Caso ela não tenha nada ao lado, ela está aberta.

30Quanto tal categoria vai ser aberta?
O Kat segue uma lógica básica: uma categoria fechada só será aberta quando todos os pedidos no seu cronograma forem entregues. Isto é: a categoria tal tal só será aberta quando todos os seus pedidos forem entregues, mesmo que seja apenas um.

31O que é considerado fake?
É considerado fake toda imagem enviada para uma capa de fanfic (banner, cn, etc) que não for nomeada, isto é: se você mandar uma foto da emma watson e não dizer que é ela onde é pedido, será considerado fake. Muitas vezes a designer conhece a personalidade da foto, mas é melhor não arriscar, certo? A foto enviada só não será considerada fake se você enviar mais de três fotos da mesma pessoa, assim julgaremos que você sabe o nome da pessoa e esqueceu de enviá-lo, ou, em alguns casos, acabou encontrando todas aquelas fotos de uma mesma pessoa online sem saber o nome dela.

32Posso fazer um pedido de DS e outro de trailer ao mesmo tempo?
Sim. Nenhuma categoria influencia na outra, isto é: você pode fazer o número máximo de pedidos em DS e ainda pode fazer o mesmo em BC, Trailer, etc. 

33Como faço pra participar da divulgação?
Você precisa ficar ligado nos posts no blog no dia informado na aba de divulgação à sua esquerda. As regras são informadas nas regras do blog, mas quem chega primeiro sempre terá a vaga mais garantida do que quem chega por último, como mostra a lógica. Basta seguir as regras, responder a pergunta corretamente e ser um dos primeiros a enviar que você com certeza entrará na divulgação [agora mensal, antes quinzenal].

34O que é vale a pena ler (de novo)?
É como uma divulgação mensal de fanfictions, a diferença é que há recomendações junto com a fanfic, com os porquês de estarem ali. As fanfictions também seguem uma média, um conceito. Ninguém recomendará uma fanfiction ruim, como não é o caso da divulgação, a divulgação tem regras, o VPLDN usa qualidade. Essa é uma das grandes diferenças. Para enviar uma recomendação, clique aqui.

35Como ter uma sugestão de extras (dicas, tutoriais, etc) aceita?
Basta entrar em contato por e-mail, ask ou qualquer outro meio, e sugerir tal coisa. Usualmente anotamos a ideia, e de vez enquanto estamos postando sobre isso e utilizando. Nem sempre sua sugestão será aceita e postada na hora, às vezes demora dias ou semanas. Também temos a área de sugestões no Kat, também, clique aqui para enviar a sua.

36Meu pedido vai ser cancelado pela palavra-chave errada, posso refazer ele mesmo sem ter sido cancelado?
Não. O pedido refeito será ignorado ou cancelado, também, e você terá perdido seu tempo. Espere o pedido ser cancelado para refazê-lo.

37Pra que a ask do blog serve?
Principalmente para tirar dúvidas e cancelar/repassar pedidos.

38Pra que o twitter do blog serve?
Para atualização de informações e posts do blog.

39Pra que o e-mail do blog serve?
Para tudo, no geral. Cancelamento, repassamento de pedidos. Contato de afiliação, divulgação, dúvidas, qualquer coisa que você possa imaginar com relação ao Kat pode ser perguntada ou comentada no e-mail. 

40Vocês fazem...
Sim e não. Depende. Fazemos capas de livros para wattpad? Depende. Se há personalidades na capa, sim (famosos, por exemplo). Tudo o que fazemos está nas categorias, usualmente especificado. Se, mesmo assim, você tiver alguma dúvida ao fazer seu pedido (ou até mesmo antes e depois), e ela não tiver sido tirada com a FAQ, sinta-se livre para ir até nossa ask ou nosso e-mail. 


Atenciosamente,
Clélia, web-master.