Image Map

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Entrevista: Karina Oliveira

Boa tarde, meus caros. É com essa entrevista que eu oficialmente abro a categoria "Entrevistando o autor". Nosso primeiro envio foi da fanfiction "A Filha do Gangster", escrita por Karina Oliveira. 
Aviso: Todos os erros de português que recebemos, tanto nas entrevistas quando nos envios de pedidos de entrevistas, são corrigidos para que tenhamos entrevistas claras e com o mínimo de erros possível.
Quem enviou a fanfic foi a leitora Raquel, as perguntas feitas à ela foram respondidas da seguinte maneira:

a) Por que gostaria de ver uma entrevista desse autor?
R: Porque eu simplesmente amo as fanfics dela e adoraria vê-la comentando sobre sua fanfic, eu adoraria ver sua opinião sobre as coisas. 

b) Por que recomenda a leitura dessa fanfiction? 
R: Porque ela é simplesmente perfeita. 

Capa atual da fanfiction
Clique AQUI para ler a fanfiction recomendada.
A fanfiction é da categoria Justin Bieber, e é classificada como imprópria para menores de 18 anos.
Vamos ao que interessa, é claro.

1) Então, Karina, fale sobre você. Quantos anos tem, quem você é...
R: Eu nunca sei o que dizer quando perguntam para eu mesma me descrever, até porque eu me vejo de uma forma e milhares de pessoas me veem de outra, então cabe a cada um tirar suas próprias conclusões, mas o que posso dizer é que tenho 19 anos, amo leitura e viver em um mundo diferente da realidade, nunca faço com os outros o que não gostaria que fizessem comigo, sempre fui muito concentrada em fazer a coisa certa, ou sempre antes de fazer algo eu sempre paro e penso "não, meu pais não iriam gostar disso, então não vou fazer". 

2) Como conheceu o mundo das fanfics?
R: Conheci o mundo das fanfics através dos "Imagine Belieber", que logo se transformaram em fanfics, e depois foi só crescendo. 

3) Com quantos anos começou a escrever e por quê? 
R: Eu tinha uns 13 anos e eu escrevia um "Imagine Belieber" em um blog, tipo contos do Justin Bieber para os fãs, não era uma boa história, a escrita era pior ainda (risos), e eu era uma criança, mas naquele momento eu já estava criando gosto pela leitura e escrita, o que já era um ótimo primeiro passo. 

4) Sobre o que você mais gosta de escrever?
R: Confesso que queria/quero me aprofundar mais no mundo do romance, ser um Nicholas Sparks na versão feminina, escrever algo envolvente e apaixonante, escrever sobre algo que não iria ficar com vergonha que minha família lesse, não por ter vergonha de A Filha do Gangster ou do enredo em si, mas não deixa de ser um mundo muito diferente do qual eu realmente vivo, e tem cenas que eu não consigo imaginar vendo os meus pais lendo e sabendo que foi eu que escrevi aquilo.  

5) Qual foi sua primeira fanfic?
R: Tive várias historinhas em blogs, entre outras fics que sempre foram excluídas, então posso dizer que a minha primeira fanfic séria mesmo, foi Dangerous, além de ser minha primeira fanfic, também foi a primeira a crescer e a me trazer mais reconhecimento.  

6) Que história sua você mais se orgulha? Por quais motivos?
R: A Filha do Gangster, é óbvio (risos). Me orgulho mais dela pelo motivo de eu ter trabalhado no enredo durante 8 meses antes mesmo de ser postada. Foi um longo processo, foi realmente a história que mais me desafiou e me impressionou, porque muitos ainda nem chegaram a conhecer a verdadeira A Filha do Gangster, a fanfic ainda tem muito o que oferecer.

7) Se você pudesse ser qualquer personagem de qualquer fanfic sua, qual seria? Por quê?
R: Posso ser sincera? Nenhuma (risos). Se for pra ter a personalidade de alguma personagem, seria a da Kelsey, gosto do seu jeito confuso, emotivo e de falar e fazer o que bem entende. Agora se for pra ter a vida delas, só se fosse pra ter um Bieber pra mim também, porque do restante eu não preciso, minha vida já é complicada de mais (risos). 

8) Quando você começou a escrever A Filha do Gangster, que foi sua fanfiction mais favoritada e comentada, ganhando até de Dangerous, o que você tinha em mente? O que pensou quando começou a escrever a fanficiton?
R: Eu tinha em mente apenas mostrar o que eu tinha para oferecer. Dangerous não foi planejada e eu não tinha uma "noção" do assunto, como também minha escrita não era boa, então quando cheguei no fim de DG, eu sabia que estava pronta para AFG, porque já estava trabalhando nela meses antes. Eu sabia que era um enredo que valeria apena, que minha escrita havia melhorado e que eu poderia surpreender muito mais.

9) O que acha mais atraente no enredo de A Filha do Gangster?
R: Os segredos e mistérios por trás de tudo, AFG se resume à isso, coisas que ninguém nunca imaginaria. 

10) Se você pudesse mudar alguma coisa no enredo de AFG, mudaria? O quê?
R: Absolutamente nada. A primeira temporada tem quase 5 mil favoritos sendo exatamente como é, porque mudaria algo que deu certo? Fora que ela foi criada para ser exatamente assim, pessoas gostando ou não. 

11) Sua fanfiction é com o Justin Bieber, claramente, mas por que você escolheu essa determinada garota para ser Kelsey (Cailin Russo)? 
R: Porque ela entrou perfeitamente no perfil da Kelsey, as vezes fofa e de repente sexy e ousada, Kelsey é a típica caixinha de surpresas, ela de repente te surpreende e você fica tipo "não, ela não fez/disse isso", por isso Cailin Russo se tornou perfeita para Kelsey Jenner. 

12) Voltando para as perguntas não tão ligadas em AFG...
Muitas autoras usam pseudonome para escrever, tanto por medo, insegurança, ou por um enorme medo de que a família as encontrem, por quê você usa seu nome verdadeiro, então? Por quê não um pseudonome?
R:  Porque a escrita é uma parte de mim, então nada mais justo do que ser meu nome verdadeiro. Eu quero ver "Karina Oliveira" escrito em todos os lugares, quero que o meu nome seja uma marca. 

13) Alguém já disse pra você que você nunca seria capaz de tal coisa? Principalmente com alguma fanfic?
R: Eu mesma já disse para mim mesma, além da minha mãe, é claro (risos), sempre tem alguém para dizer que você não é capaz de alguma coisa, mas o crescimento surpreendente de AFG me surpreendeu e mostrou à mim mesma que eu era capaz. 

14) Pergunta honesta: como você reage a críticas? (construtivas e nem tanto).
R: As construtivas são muito bem vindas, eu sempre parabenizo um leitor quando me diz uma crítica construtiva, são poucos que sabem fazer isso. Agora as críticas no geral, daquelas pessoas que não tem nada o que fazer, e ao invés de tirar parte do seu dia para fazer algo produtivo ou compartilhar amor, preferem dizer coisas que realmente possam te magoar, essas sim eu não aceito, porque a partir do momento que você me agredir, seja fisicamente ou verbalmente, eu irei reagir em minha defesa, essa é a defesa de qualquer ser humano. 

15) Quantas fanfics já leu? Qual tipo de fanfic você gosta de ler? Por quê?
R: Realmente é impossível saber quantas, mas gosto de ler fics do gênero de máfia ou romance, principalmente quando envolvem os dois, simplesmente por ser do meu agrado.

16) Você é fã de alguém (ou de algo, livros, etc)? Alguém/Algo te inspira? 
R: Além do Justin Bieber, o que é óbvio (risos), sou muito fã da Taylor Swift. Eu a "conheci" quando tinha 15 anos e fui ouvir pela primeira vez sua música "Fifteen", ironicamente a tradução é 15 anos, e a música fala sobre ter 15 anos. Na canção ela conta suas experiências, experiências de todas as garotas no geral que tem 15 anos, e conta também a história de sua melhor amiga do colegial, Abigail. Eu surtei naquele momento, quando ouvi a música. Taylor contava exatamente todas as minhas inseguranças, e a história de Abigail era exatamente o que eu estava vivendo naquele momento, nos meus 15 anos. Abigail deixou Taylor contar essa história para ajudar outras garotas de 15 anos, e foi o que aconteceu comigo. Essa música me inspirou e me ajudou de todas as formas possíveis, e até hoje Taylor tem me ajudado com suas canções, são como conselhos de uma melhor amiga através de suas canções. 

17) Gosta de ler? Se sim, quais seus livros favoritos e por quê?
R: Meus livros favoritos são os da saga A Maldição do Tigre (de onde tirei inspiração do nome da personagem principal de AFG, Kelsey), vindo pela trilogia A Seleção, depois vindo alguns outros, tem milhares de livros  que realmente me envolveram, mas esses são meus preferidos, pela história envolvente. A maldição do Tigre por ter aventura místicas extraordinárias, você viaja pela índia e ainda conhece lugares da mitologia indiana, conhece um pouco da religião também, envolvendo a Deusa Durga, um enredo maravilhoso em busca de quebrar a maldição, perigos novos a cada capítulo, muita ação, adrenalina e aventura, e é claro, o que não podia falta para mim, o romance. O romance me fascina, os personagens principais me envolveram, A maldição do tigre é mágica. A Seleção é bem diferente, mas o que mais me fez amar a trilogia também são os personagens, por me sentir parecida com America. Todo o enredo que me encantou do início ao fim. Esse é o poder da leitura. 

18) Para finalizarmos, tem alguma dica para algum autor, tanto iniciante quanto já antigo, mas que não sabe como fazer suas fanfictions "estourarem"? 
R: Não tenho um autor específico em mente, então vou falar no geral. A base de conseguir qualquer coisa, é persistir e acreditar em si mesmo, nada vem fácil, como nada cai do céu, você tem que correr atrás. Nada de criar fics por sucesso, crie algo para si mesmo, por amor a leitura e a escrita, por realmente querer isso pro seu futuro, sem cair na primeira crítica, até os maiores escritores recebem críticas, tem que saber ouvi-las e seguir em frente, porque você acredita no seu potencial e no que quer para o seu futuro, e pode ter certeza: você irá brilhar mais que fogos de artifício. 



Karina Oliveira tem 19 anos, mora no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; e faz aniversário em 20 de outubro. 



Legenda:
AFG: A Filha do Gangster
DG: Dangerous
Fics/Fanfic: Fanfiction

Yeay! Primeira entrevista <3
Primeiramente, queria agradecer a Karina, por dar essa entrevista e... perguntar se alguém notou alguma coisa. "Como assim?", simples, foi complicado fazer essa entrevista, porque a autora acima citada é minha melhor amiga, então tive que ser imparcial com a pessoa que eu mais conheço depois dos membros da minha família. Espero ter conseguido! 
Tive apoio da Gabii em algumas perguntas, e algumas ideias vindas da própria Karina. Espero que tenham gostado! Quem quiser dar uma olhada no perfil da Srta. Oliveira, basta clicar na foto de perfil ao lado da pequena descrição sobre ela, algumas linhas acima.
Caso você queira a entrevista da sua autora aqui, postamos entre uma e duas por mês, e basta ir até a aba "pedidos" e fazer o seu (após, é claro, ler as regras)!

Até a próxima!

3 comentários :

  1. Isso que ela falou no final me ajudou muito :3 Ótima entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para lê novamente a Fanfic Dangerous da Karina Oliveira, pois nao encontro mais no spirit fanfic

    ResponderExcluir